Usiminas segue CSN e anuncia reajuste de 13% para distribuidoras de aço plano

A Usiminas seguiu os passos da Companhia Siderúrgica Nacional (SA:CSNA3) e anunciou alta de 13% no aço plano para sua rede de distribuição. Segundo informações da Coluna do Broad, o reajuste passa a valer já no próximo dia 29. Com a notícia, as ações da Usiminas (SA:USIM5) avançam 0,18% a R$ 11,32.

O setor de siderurgia tem vivido uma lua de mel com o mercado. Ontem, a mesma coluna informou que companhia mineira, depois de retomar duas plantas paradas de mineração e com a melhora nos seus preços, registrou em dezembro recorde histórico de vendas.

No período, segundo a publicação, foram negociadas 800 mil toneladas do insumo. O recorde anterior havia sido registrado em outubro de 2013, com a marca de 744 mil toneladas. No final do ano passado, a siderúrgica mineira estimou que a Mineração Usiminas (Musa) vai operar, em 2018, em um ritmo de seis milhões de toneladas. Desse total, 3,5 milhões devem ser destinados para exportação e 2,5 milhões de toneladas, para uso próprio. Neste ano, o preço do minério de ferro já subiu cerca de 9%, para quase US$ 80 por tonelada.

No início do ano, a Usiminas reajustou o preço do fornecimento de aço para as montadoras em 23%, mesmo valor confirmado pela CSN.

Fonte: Investing
Seção: Siderurgia
Publicação: 16/01/2018